Cigana Fátima Amaya

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Mitologia Felina - Lendas e Mitos acerca dos gatos





    Todos os gatos, incluindo os pretos, eram tidos em grande estima pelos antigos egípcios. Eles eram protegidos por lei contra ferimentos ou morte. 

    A idolatria ao gato era tão forte, que a morte de um gato significava luto para toda a família e tanto os ricos quanto os pobres embalsamavam seus gatos de forma elegante, enrolando-os em linho fino e colocando-os em sarcófagos feitos de materiais preciosos como bronze e mesmo a madeira, que era escassa no Egito. 

   Cemitérios inteiros de gatos, onde gatos pretos eram muito comuns, foram desenterrados por arqueólogos.


    O pavor de gatos, principalmente os pretos, surgiu na Europa na Idade Média, especialmente na Inglaterra. A independência característica dos gatos, além de sua obstinação e seu ar misterioso, juntamente com a repentina superpopulação felina em cidades maiores, contribuíram para que os gatos caíssem em desgraça.



    Gatos sem donos eram alimentados por mulheres pobres e solitárias, que viviam nas ruas e quando a histeria em relação a bruxas atingiu a Europa, muitas dessas mulheres foram acusadas de praticar magia negra e seus companheiros felinos, especialmente os pretos foram declarados culpados de bruxaria por associação.

   Dessa forma, um animal que antes tinha o respeito das pessoas passou a ser temido e desprezado.


Gatos e Bruxas


* Uma lenda Escandinava dizia que uma deusa do amor e fertilidade, chamada Freya, tinha sua carruagem puxada por 2 gatos pretos. Depois de servir Freya por 7 anos, os gatos se tornavam feiticeiras.

* Antigamente, dizia-se que bruxas se transformavam em gatos à noite.

* Na Idade Média os gatos foram associados ao demônio. Por serem noturnos e vagarem pela noite, acreditava-se que fossem sobrenaturais e servidores de bruxas, ou mesmo, as próprias bruxas. Em parte pelo movimento insinuante e pelos olhos que brilhavam no escuro, eles se tornaram a personificação do mal, da escuridão, do mistério, possuidores de poderes apavorantes. Qualquer coisa que de ruim que acontecesse, sempre era culpa de um gato.

Gatos e Presságios



* Gatos podem predizer o tempo: Quando vai ventar eles unham os tapetes e cortinas; é muito provável que chova se um gato limpa muito suas orelhas.

* Na mitologia, acreditava-se que o gato possuía grande influência sobre o tempo. Bruxas cavalgavam sobre as tempestades sob a forma de uma gato. Os cães eram o símbolo do vento, os gatos de chuva torrencial. Talvez venha daí a expressão "chover cães e gatos" .

* Algumas pessoas acreditam que se o gato lava seu rosto e patas na sala de visitas, é porque alguém irá chegar

* Se o gato olha continuamente pela janela, é porque vai chover.

* Alguns gatos pressentem terremotos.

* Os marinheiros utilizavam gatos para predizer como seriam suas viagens. Se o gato miasse alto, a viagem seria difícil. Um gato brincalhão, significava que a viagem seria tranquila e com bons ventos.

* Algumas pessoas acreditam que os gatos possam ver as nossas auras.

* Antigamente, na América, se um gato sentasse de costas para o fogo, os donos sabiam que viria uma onda de frio.

* Gato dormindo com as quatro patas escondidas debaixo do corpo, significa que um mal tempo está pra chegar.

* Algumas pessoas acreditam que os gatos podem ver o espectro da morte.

* Se você achar um pêlo branco num gato preto, terá boa sorte.

* Gatos tricolores podem ver o futuro e trazer o dom de sorte para uma criança.

* Os marinheiros acreditavam que, se um gato se lambe no sentido contrário ao pelo, uma chuva de granizo estava a caminho. Se o gato espirrasse, choveria e se o gato pulasse, logo ventaria.

* No Antigo Egito, gatos sagrados eram mantidos em templos e constantemente observados por sacerdotes. Seus movimentos eram interpretados para saber o futuro.

* Antigamente na Pennsylvania, colocava-se um gato num berço vazio de um casal recém-casado, para garantir que teriam muitos filhos.

* Na Escandinávia, os gatos são símbolo de fertilidade.

* Era uma crença popular, no passado, que gatos poderiam começar tempestades, através da mágica de suas caudas. Por isso os marinheiros faziam o possível para que os gatos dos navios estivessem sempre bem alimentados e felizes.

* O Hindu acredita que o gato é o símbolo de nascimento de uma criança.


Encontros com Gatos


* Se um gato correr à frente de um marinheiro, no cais, acreditava-se que traria boa sorte. Se o gato cruzasse seu caminho, traria má sorte.

* Gatos eram mantidos nos navios para trazer boa sorte.

* Dá azar ver um gato branco à noite.

* Na Irlanda, se um gato preto, cruzasse o caminho de alguém, em noite de luar, era previsão de morte numa epidemia.

· Na França, há uma superstição de que cruzar um rio carregando um gato dá má sorte.

* Na Normandia, ver um gato tricolor predizia morte por acidente


Gatos e Vida Após a Morte


* No Japão existe uma lenda de que os gatos se tornam grandes espíritos quando morrem. No Budismo, corpo de um gato é o local temporário de descanso da alma de pessoas espiritualmente elevadas.

* Algumas pessoas acreditam que os gatos possam fazer viagens astrais. Também acreditam que se um gato adotar você, ele ficará ao seu lado mesmo após a morte.




3 comentários:

  1. Respostas
    1. Os gatos sempre foram símbolos sagrados.
      https://www.facebook.com/psirog/

      https://www.terapiadosmonstros.com

      https://www.terapiadosmonstros.com

      Excluir